terça-feira, 21 de junho de 2011

Plantação de velas













Dia desses passei em frente a uma igreja e vi diversas velas acesas. Eram velas de promessas, agradecimentos ou coisas do tipo, provavemente. Fiquei observando as velas durante alguns minutos e reparando que algumas estavam no final, mas não se apagavam, enquanto outras tinham bastante cera para derreter. Mas todas, todas elas estavam acesas. E enquanto eu as observava, pensei que todas as vidas deveriam ter uma plantação de velas.

Não velas no sentido literal, como as da igreja, mas velas acesas dentro de si. Velas de esperança, velas de perspectiva, velas de sonhos, velas de amor. Uma plantação cheinha de velas que mesmo com o tempo, não são apagadas. Porque nossos sonhos e nossas virtudes não são apagadas nunca, o que acontece é o mesmo que aconteceu com as velas. Quando elas foram postas ali, foram colocadas cheias de esperança e assim foi. Com o tempo, a mesma pessoa que colocou a vela foi se esquecendo sem saber que estava se esquecendo que havia colocado uma vela lá, mas a esperança não morreu. Ela permanece viva, meio ausente dos pensamentos diários, mas viva. E é isso o que importa: manter as velas acesas e as esperanças vivas.

Se nós pararmos para pensar, todos os dias plantamos e acendemos uma vela. A partir do momento que abrimos os olhos, uma vela é plantada porque algo dentro de nós nos diz que aquele dia vale a pena ser vivido e que aquela chama se estenderá durante muitas e muitas horas. Também plantamos e acendemos velas quando iniciamos uma relação, porque acreditamos que aquilo nos fará bem e mantemos a vela acesa pelo maior tempo possível. Plantamos e acendemos velas até mesmo quando estudamos para uma prova, porque acreditamos que o conhecimento iluminará nossa mente. Plantamos e acendemos uma vela porque nossa vida precisa dessas perseveranças escondidas.

E se a vela se apagar? Bom, se a vela se apagar, aquela chama não era nossa, era uma chama que outros haviam depositado na nossa vela, ou seja, era a chama do outro. E a chama do outro não conseguiria manter a nossa vela acesa por muito tempo. Somente nós mesmos podemos acender nossas próprias velas, porque esse é um ato de iniciativa. E a iniciativa precisa partir de dentro e de preferencia, de um lugar lá de dentro que seja bem bonito.

Uma plantação de velas também dá frutos, frutos esses que colhemos quase todos os dias e quase não percebemos, já que eles surgem inexperadamente, sem que saibamos que eles virão, mas eles vem, sem se importar qual estação o ano está. E invernos rigorosos, ou verões calorosos não são o suficiente para barrar o nascimento e melhor, a colheita desses frutos que brotam de forma sincera e se completam com as chamas que permanecem acesas. Ah, e praga nenhuma atingem plantações verdadeiras. Nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário