quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Hoje, amanhã

Estranho como pontos de vista diferentes são capazes de mudar um mesmo fato. O fracasso pode ser encarado como aprendizado, a perda pode ser encarada como oportunidade e o cair pode ser encarado como recomeço. Tudo depende da nossa perspectiva. Num momento de tristeza é difícil ser racional e pensar nas diversas possibilidades que ainda podem permear nossos caminhos. Talvez seja até válido aproveitar o "luto", entrar na fossa; chorar, amaldiçoar, lamentar, querer sumir. Talvez seja válido tudo isso para que depois o novo tome conta de nós e traga novas atitudes, que a gente, finalmente se dê conta de que "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

Existem momentos que a melhor atitude que podemos tomar é refletir. Analisar o que fizemos, analisar o que queremos e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. É esse o momento de se permitir não fazer nada, de até ficar introspectivo e traçar uma espécie de plano de batalha mental. Aceitar que nesse momento o passado não poderá ser mudado, mas que é possível agir diferente para ter um futuro diferente. Está tudo em nós.

Precisamos analisar os fatos com a clareza que a nossa mente permitir. Usar todo o otimismo que existe dentro de nós, toda motivação que pudermos alcançar e avançar. Deixar para trás os momentos de reflexão e botar em prática tudo aquilo que planejamos sem medo de fracassar e sem olhar para o passado. Não é tudo tão complicado quanto parece, os fatos desdobram-se na nossa frente e o futuro depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário