sábado, 5 de novembro de 2011

Nenhum lugar além desse

Em boa parte da minha vida tive péssimas experiências com colégios. Não me adaptava ao lugar, às pessoas, muitas vezes nem mesmo aos professores e aquilo se tornava um martírio diário pra mim. Já tive sérios problemas em função disso e já me prejudiquei muito, mas felizmente a roda gira um dia e as coisas mudam. Isso aconteceu na minha vida.

Sentir-se querido. Sentir-se na presença de pessoas de bem. Sentir-se acolhido. Sentir-se humano. Essas são algumas formas que eu me sinto no meu atual colégio. E desde o momento em que eu pisei lá pela primeira vez sabia que ali seria diferente. Não porque fulano famoso estudou lá, porque tem cinema no colégio, não por nada disso. Mas porque ali eu enxerguei um espaço de acolhimento, um espaço em que pessoas eram tratadas como pessoas.

Meus professores não são apenas profissionais com uma ótima formação profissional, são pessoas extremamente humanas, que nos respeitam, que são pacientes com todas as perguntas que fazemos e que também sabem rir e descontrair a sala quando necessário. São pessoas que se esforçam para passar tudo aquilo que sabem para nós, que nos projetam, que querem que sejamos grandes em tudo. Que não desistem de nós nem mesmo quando nos já desistimos. São inspirações e são atitudes diárias que absorvo deles e me torno uma pessoa melhor.

Meus colegas de classe foram uma das maiores surpresas que eu tive. Não pensei que fosse ter tanta afinidade como tenho com eles, não pensei que fosse me sentir tão bem no mesmo ambiente que eles, como me sinto. É bem verdade que vez ou outra surgem atritos, mas eu tento não deixa-los se sobressairem a todas aos momentos bons que temos. Rir de algo estúpido, conversar sobre aquela prova em que quase todos foram mal, interessar-se pelas coisas que os outros fizeram no final de semana, enfim, coisas assim que me aproximam deles todos os dias e fazem com que eu me sinta menos sozinho, porque ali eu tenho um lugar.

São vidas, são histórias, são vários caminhos que se cruzam todas as noites e fazem com que a minha vida perca um pouco o tom de preto-e-branco e ganhe várias cores, porque somos vários em um mesmo lugar em busca de um mesmo objetivo: crescer. E não só acadêmicamente, mas em todos os aspectos da vida. Eu poderia escrever um texto enorme falando de todas as coisas boas de lá, mas a verdade é que eu fui abençoado quando esse colégio apareceu na minha vida e, por mais que eu reclame de algumas coisas, tenho a certeza que não gostaria de estar em lugar nenhum, além desse.

2 comentários:

  1. Que texto lindo, Rafael!

    Gostei demais da conta...

    "... porque somos vários em um mesmo lugar em busca de um mesmo objetivo: crescer. E não só acadêmicamente, mas em todos os aspectos da vida..."

    No texto "Amar(o)elo cito os "Girassóis desabrochados" - o nome do seu blog que acompanho!

    Abraços, até!

    ResponderExcluir
  2. Ra-fa-ell, desculpa a ausência por aqui, não sei o porquê, não estava dando pra comentar, acho que era alguma coisa na Conta do Google.

    É maravilhoso quando encontramos um espaço longe do nosso eu interior em que a gente se sente tão em casa, né? E principalmente quando encontramos pessoas que nos identificamos, que nos faz sentir importante, nos faz sentir bem.**
    Gostei muito do post**

    Um beijãoo.
    Se cuida.

    ResponderExcluir